quinta-feira, 24 de junho de 2010


Esteticista

"Especialista em tratamentos de beleza e saúde (limpeza de pele, maquiagem, pré e pó-operatórios, tratamentos para queimados etc)"
Fonte: Dicionário Michaelis

O que é ser esteticista?

É o profissional de estética e responsável por cuidar da saúde do corpo e da pele, voltando-se para o bem-estar físico, estético e mental das pessoas. Caracterizadas por lidar com mulheres ou homens, esteticistas se preocupam com limpeza da pele do rosto e do corpo, dos cabelos, pêlos em geral e das unhas, por meio de esfoliação, hidratação, nutrição e correção de pequenas imperfeições. Esse profissional pode se especializar e atuar em diversas áreas diferentes.
Quais as características necessárias para ser esteticista?

Uma esteticista deve ter plena consciência da importância que tem para seus pacientes, já que a beleza, para muitos, é sinal de bem-estar consigo mesmo. Por isso, antes de qualquer coisa, é necessário que o profissional tenha gosto pelo que faz, e conhecimentos científicos e anatômicos do corpo humano. Além de noções de cosmetologia e princípios ativos de cada cosmético.
Características desejáveis:

* responsabilidade
* atualização constante de novas tecnologias e métodos através de especializações
* boa comunicação
* boa aparência
* boa coordenação motora
* boa disposição física
* boa saúde
* boa visão
* autocontrole
* atenção a detalhes
* agilidade
* flexibilidade
* ética profissional
* concentração
* postura profissional
* desejo de ajudar
* disciplina
* habilidade manual
* interesse pelo corpo humano
* método
* paciência
* perfeccionismo
* noção de tendências da moda
Qual a formação necessária para ser esteticista?

Para atuar na carreira de estética, é necessário fazer cursos técnicos, tecnólogos, ou superiores oferecidos e reconhecidos pelo MEC. Existe o curso técnico de graduação, com 1920 horas em média e duração de 2 anos. Esses cursos oferecem matérias que envolvem a estética, voltados especificamente para essa área, como a anatomia, bioética, cosmetologia, economia e administração, biologia, química, nutrição, psicologia e marketing.
Por ser uma profissão regulamentada, é exigido a carteira de trabalho pela CLT.
Principais atividades

Dentro da clínica de estética, ou do salão de beleza, a esteticista terá as mais diversas atividades. Dependendo de sua especialidade, as atividades serão diferentes, as principais são:

* limpeza de pele do rosto e do corpo a serem tratados
* elaboração de cronograma do paciente, para que possa ser acompanhado em todas as sessões
* aplicar os procedimentos estéticos de maneira a recuperar e manter a saúde do corpo, cabelo e/ ou rosto.
* selecionar, indicar e aplicar cosméticos e produtos de tecnologia avançada de acordo com a preferência e/ou necessidade do paciente.
* cuidar corretamente das infecções e doenças dermatológicas possíveis da pele, sempre com acompanhamento médico, ou autorização por escrito (de acordo com a necessidade de cada paciente).
* ter conhecimento dos instrumentos, materiais e produtos mais recentes a serem comprados e utilizados.
* procurar saber sempre a eficácia e contra-indicações dos produtos, tratamentos e equipamentos que são utilizados e realizados.
* reunir-se com outros profissionais da área de saúde para elaborar programas de saúde preventiva, curativa e reabilitadora.
Áreas de atuação e especialidades

Uma esteticista pode trabalhar como autônoma, abrir um salão de estética e beleza ou trabalhar em salões de beleza, spa e academias. As esteticistas podem atuar nas mais variadas áreas dentro da profissão. Isso depende do local de trabalho e da preferência da profissional, porém, é necessário que se conheçam todas as técnicas. As especialidades da estética são:

* hidratação do rosto e do corpo
* limpeza de pele
* peelings
* terapia capilar
* terapia nos pés
* massagem estética de levantamento dos glúteos (massofilaxia)
* massagem anti-estress
* crioterapia (bandagem terapêutica fria de relaxamento, tratamento de perda de medidas)
* termoterapia ( bandagem terapêutica quente de relaxamento, tratamento para retenção de líquido e perda medidas)
* depilação (com cera descartável quente ou fria, e roll on)
* tratamento de gordura localizada
* tratamento de celulite, flacidez e mamas
* tratamento de rejuvenescimento e rugas
* tratamento de acne inflamatória
* tratamento de manchas, clareador e anti-sinais
* lifting manual (hiper-nutrição, restauração e re-hidratação)
* drenagem linfática (do rosto e do corpo)
* drenagem linfática pré e pós-operatória
* tratamentos estéticos para queimados (reestruturação da pele)

domingo, 20 de junho de 2010

Limpeza de Pele Profunda

LIMPEZA DE PELE ACABA COM OS CRAVOS, ESPINHAS E IMPUREZAS

Cravos, espinhas e os famosos miliuns (bolinhas de sebo sob a pele) fazem você estremecer em frente ao espelho? Eles são resultados de impurezas produzidas pelas glândulas sebáceas e que a derme não conseguiu expelir. Para conseguir se livrar deles, só com uma boa faxina no rosto, recuperando o brilho e a viscosidade.

A limpeza de pele profissional dura cerca de 
1 hora e meia e possui as seguintes fases: Higienização, Esfoliação, Desincrustração, Vapor, Extração e Máscara.

Tratamento completo para remoção de impurezas da pele, cravos, pústulas, promovendo assim, uma 
revitalização celular.

sábado, 29 de maio de 2010

Os segredos da hidratação!!!!!!!!!!!!!!!!

Uma pele radiante e bonita é sinónimo de uma vida saudável.

Hidratar a pele e manter essa hidratação durante todo o dia é fundamental, não só para a saúde da pele, mas também para evitar o aparecimento precoce dos sinais de envelhecimento.

Com o rítmo da vida moderna, não nos sobra tempo para nada. Cada vez mais somos sugadas pelos compromissos profissionais, pelos filhos, pelo marido e quando nos damos conta o tempo, os anos passaram e não cuidamos de nós.
Quando muito, o máximo que fazemos é passar um creminho aqui, outro ali, e nem sempre mantemos a frequência.
Pode parecer pouca coisa, mas o mínimo que temos que fazer é hidratar nossa pele, assim a ação do tempo pode ficar mais amena.
A falta de hidratação deixa nossa pele com um aspecto de ressecada, opaca e mostra que não temos aquele asseio pessoal não é mesmo?
Diante disso, assim que sair do banho, passe pelo menos o hidratante no corpo todo, mas de uma atenção especial para algumas partes, como por exemplo, joelho, cotovelo e costas.
O joelho é importante pois além de juntar muitas células mortas e a pele ficar ressecada, a pele fica escura, e nada mais desagradável do que colocar aquela saia ou vestido e ver aquela mancha bem em cima dele.
O ideal neste caso é que você faça uma esfoliação semanal e dê preferência para os hidratantes que tenham em sua composição óleo de amêndoas ou sementes de uva.
Um detalhe que deve ser levado em consideração na hora de hidratar suas costas, é ver se você tem tendência à acne, caso tenha, o ideal é que o hidratante seja diferente daquele que você aplica no resto do seu corpo.
Como o cotovelo é uma área que possui uma pequena quantidade de glândula sebácea, e em função disso, a pele tende à ressecar com mais facilidade, utilize então um hidratante que ofereça uma hidratação mais intensa.
São pequenos detalhes que devido à correria do dia à dia passam desapercebidos, mas sempre está em tempo de corrigirmos estes deslizes.
E lembre-se beba bastante água!!!!!!!!!!!!!È a melhor maneira de manter-se idratada!!!!


Drenagem Linfática

 O que é drenagem linfática?E como ela é feita?
É uma técnica de massagem que estimula o sistema linfático a trabalhar em um ritmo mais acelerado, mobilizando a linfa até os gânglios linfáticos. Por esse processo são eliminados o excesso de líquido e as toxinas. “A drenagem linfática pode ser feita de forma manual, mecânica ou por meio de uma modalidade mais recente, a eletroestimulação”,
Muita gente diz que a drenagem é dolorida. Tem que doer para funcionar?
Não. A finalidade da drenagem é coletar os líquidos presos entre as células, colocá-los nos vasos capilares e, por meio de variados movimentos suaves, fazê-los caminhar para que sejam eliminados. Por isso mesmo, a massagem deve ser rítmica, sem muita pressão — já que a linfa corre na superfície da pele e seu fluxo é relativamente lento e precisa ser respeitado. Assim, não há a necessidade de manobras que provoquem dor ou desconforto. “A idéia é que ela seja inclusive relaxante, causando bem-estar”,. O que acontece é que os locais com inflamação ou cicatrizes recentes podem estar mais sensíveis. 
A massagem deixa a gente roxa?
Não deve deixar, enfatizam todos os especialistas entrevistados. “O surgimento de hematomas indica que o estímulo foi muito agressivo e houve rompimento dos vasos e capilares venosos. Como já foi dito, a drenagem linfática verdadeira é suave,com movimentos lentos e pressão superficial.

Mas ela funciona sozinha?
Depende do que se espera do tratamento. Para reduzir a retenção líquida e favorecer a eliminação de toxinas, a drenagem oferece bons resultados. Para quadros de celulite e gordura localizada mais graves, costuma-se associar o uso de ultra-som, ondas eletromagnéticas que facilitam a dissolução de nódulos e gordura. 
Como a drenagem combate a celulite?
Qualquer que seja a causa dos furinhos — má alimentação, sedentarismo, cigarro, alterações hormonais, stress —, eles começam com um processo de retenção de líquido que acarreta má oxigenação do tecido. Sem a devida nutrição, ele endurece até formar os nódulos. “A drenagem quebra esse ciclo eliminando a retenção de líquido”
E a gordura?
Quando bem feita, a drenagem diminui a retenção de líquido em áreas do corpo que estão propensas ao acúmulo de gordura, como abdômen, coxas e culote, além de ativar o metabolismo, favorecendo a queima dos estoques de gordura no corpo.

Há a necessidade do uso de um creme para a massagem? Por quê?
Existem várias linhas de aplicação para a drenagem linfática. A técnica Leduc, uma das mais utilizadas, abre mão de cremes e recorre apenas aos movimentos suaves. Outros métodos usam cremes para melhorar o deslizamento das mãos. 
Quantas sessões são indicadas para os primeiros resultados?
Recomenda-se um mínimo de dez sessões para um resultado efetivo. “Mas, na primeira sessão, pode-se observar melhora visível no inchaço, na circulação, e no funcionamento do aparelho digestivo”
Há algum caso em que a drenagem é contra-indicada?
Ela é contra-indicada para mulheres com diagnóstico de tumores, abscessos e nódulos não-identificados. “As que têm histórico de problemas circulatórios serão as mais beneficiadas com a ação da drenagem, pois será mais visível a diminuição da retenção de líquidos. Mas ela apresenta bons resultados para todas”